30 de dez. de 2012

E agora, aonde vamos?

Nadine Labaki é uma atriz e diretora libanesa. E seus filmes refletem a realidade do país, sempre sob uma ótima feminina. É assim em seu mais recente filme, E agora, aonde vamos? O Líbano é um país atormentado pelos conflitos religiosos entre cristãos e muçulmanos. Mas em um pequeno vilarejo no interior do país, onde as informações mal chegam e o único contato com o resto do país são dois garotos que todos os dias vão à cidade mais próxima para trazer suprimentos e informações, a situação de conflitos parece algo distante. O vilarejo possui uma mesquita e uma igreja e seus respectivos líderes, que convivem de forma harmoniosa. Apenas o cemitério da cidade denuncia os conflitos do passado entre as duas religiões. 

27 de dez. de 2012

Melhores discos de 2012

Este ano foi muito produtivo no ramo musical. Isto a julgar pela dificuldade que eu tive de fechar uma lista com os melhores lançamentos do ano. Ou talvez seja pela maior facilidade de acesso aos discos, já que é cada vez maior o número de bandas e cantores que lançam seus trabalhos diretamente na internet, facilitando a vida dos fãs. Pois bem, depois de muito custo e análises, consegui fechar uma lista de 15 discos que considero os melhores lançados este ano. E a lista está a mais eclética possível, com estilos os mais variados. Confira!

19 de dez. de 2012

Torturas em nome de deus


A Idade Média faz parte de nosso imaginário. Especialmente no que diz respeito à Inquisição. A caça às bruxas, torturas, mortes na fogueira são sempre retratados em filmes e livros com esta temática. Mas foi na Idade Moderna que a perseguição da Inquisição teve seu auge. Pouco sabemos do que efetivamente foi este período, do clima de insegurança e perseguição generalizada promovidos pela instituição católica. E, principalmente, pouco sabemos das torturas que ocorriam nos porões da Santa Inquisição, com o objetivo de obter as confissões de bruxas, práticas de feitiçarias e pactos demoníacos, tudo sob a supervisão da Santa Igreja Católica. Um exemplo pode ser encontrado na descrição a seguir. Trata-se de uma tentativa de fazer com que uma escrava confessasse ser bruxa e que retirasse os malefícios que se acreditavam ela ter colocado em sua senhora, que padecia doente. A descrição é minuciosa e chocante, e nos dá mostras do que a Igreja Católica era capaz de fazer com seres humanos:

16 de dez. de 2012

Humor imparcial?


Recentemente mais um capítulo das polêmicas em torno do novo estilo de humor Stand'Up veio à tona. Trata-se do documentário O Riso dos Outros, do humorista Pedro Arantes. Como o próprio título deixa claro, o filme trata de um tema que vem gerando discussões recentes na mídia: o humor tem limites? Se tem, quais seriam eles? Em campo, dois grupos distintos e bastante engajados: os que defendem um certo "humor livre" contra os que defendem uma responsabilidade social do humorista.

7 de dez. de 2012

O Teatro Mágico no TeNpo 2012


Acontece em Porangatu este mês o já tradicional Festival Nacional de Teatro, que este ano teve uma revigorada por parte da Secretaria de Cultura do Estado, com ótimas atrações e uma programação bem diversificada. E pra abrir o festival, um dos grandes nomes da nova música popular brasileira: a banda O Teatro Mágico

20 de nov. de 2012

Argo e o dia que o Cinema salvou o mundo!


Acabo de sair do cinema e o filme ainda me deixam muitas impressões. Falo de Argo, filme dirigido e atuado por Ben Affleck. Não sabia do que o filme se tratava, fui mais por ser fã do ator e agora diretor, e também por ler algo sobre a recepção positiva que o filme estava recebendo. E o que posso afirmar é que o filme é tenso, muito tenso. Daqueles que nos deixam grudados na cadeira o tempo inteiro. 

18 de nov. de 2012

Sobre o 20 de Novembro

Chegando o dia 20 de Novembro, dia da Consciência Negra, e nesta época são comuns surgirem análises e opiniões que acham desnecessária a data. O principal argumento, normalmente, fica no: "quando é o dia da consciência branca?", alegando que, se diferenciarmos o tratamento aos negros, isto é discriminação e portanto não estaríamos resolvendo o problema. Este é o mesmo argumento utilizado em relação a outras questões, como a política de cotas (por que não existem cotas pra brancos?), para a lei Maria da Penha (por que não existe uma lei para proteger o homem?), e outros.

17 de nov. de 2012

A Falácia do Politicamente Incorreto


Ultimamente temos visto cada vez mais manifestações a favor do que vem sendo chamado de "politicamente incorreto". Seja no humor, na imprensa ou até mesmo na história, vez ou outra alguém se investe desta armadura para sair por aí distorcendo a realidade e apontando sua metralhadora giratória pra tudo e pra todos. Um dos casos que mais chamou a atenção e trouxe a comoção geral para este termo foi o caso dos humoristas, mais especificamente de Rafinha Bastos. Rafinha teve uma trajetória longa e conflituosa no CQC, programa de humor da bandeirantes. Após fazer piadas dizendo que mulheres estupradas deviam agradecer ao estuprador por serem feias, após ser proibido de vender seus DVDs por piadas com deficientes físicos, seu ápice foi com a piada de que Wanessa Camargo estava tão gostosa grávida que ele comeria ela e o bebê. Este foi o estopim da crise, quando Rafinha foi retirado da bancada do programa e teve que responder por um processo judicial da cantora, sendo condenado a pagar R$ 150 mil reais de indenização. 

11 de nov. de 2012

Karina Buhr + Autoramas no Noise


Mais um Noise está acontecendo em Goiânia. Voltando ao bom e velho Oscar Niemeyer (melhor local pra shows em Goiânia atualmente), no mesmo formato de sempre: três dias de festival, com uma programação bastante diversificada trazendo nomes do rock alternativo de vários estados do Brasil e alguns internacionais. Pra alguém que veio do cenário heavy metal de Goiânia pouca coisa conhecida no meio de tanto nome presente no festival. Mas dois deles me chamaram a atenção e fui até lá no sábado pra conferir os shows de Karina Buhr e Autoramas.

6 de nov. de 2012

Coisas que não devem ser ditas


A traição é tema recorrente para a humanidade. Em uma sociedade monogâmica, a possibilidade de trair/ser traído é algo que mexe com a maioria dos casais, com uma atração/repulsa quase sublime. Este é um dos temas que ficam só na nossa cabeça, e poucas vezes ousamos falar sobre ele. Por isto mesmo talvez choque tanto quando é abordado de forma tão direta em filmes e livros. Por tudo isto, a traição é algo que mexe com nosso inconsciente e desperta nossa imaginação. Duas histórias demonstram bem este fato. Um dos contos de Marcel Proust, denominado O Fim do Ciúme retrata um romance secreto. Mas um comentário de um conhecido sobre a mulher amada desperta no amante a dúvida, e ele entra num estado de constante paranóia:

3 de nov. de 2012

Gonzaga - Música e História


Gonzagão e Gonzaguinha representam muito mais do que ícones da música brasileira. Representam duas faces da história de nosso país no século XX. Analisados isoladamente, parecem pertencer a universos completamente diferentes. Por isto mesmo não espanta que tenham tido tantos problemas de relacionamento, como é notório. Mas suas histórias se entrecruzam num choque de gerações, culturas, músicas, buscando equilibrar-se. Enquanto Luiz Gonzaga, o Gonzagão abraça a cultura do sertanejo (daquele que vive no Sertão nordestino), e principalmente, daquele que deixou sua terra para buscar uma nova vida no sul do país, Gonzaguinha é a voz contemporânea do jovem que cresceu em meio à ditadura, e sua música traz o posicionamento e o engajamento político que a época requer. Os conflitos com o pai ausente que marcaram sua infância fazem coro ao discurso político, tornando sua música algo ressentida, rancorosa, melancólica. 

27 de out. de 2012

Otto + Marcelo Jeneci no Canto 2012


Chega mais um Canto da Primavera,  e com mais uma receita de sucesso. Grandes nomes da música brasileira e goiana passam pelos palcos de Pirenópolis, atraindo centenas de fãs de música e lotando a cidade. Este ano decidi aproveitar os shows da sexta-feira (26/10/12), e não me arrependi. Chegando em Piri por volta de 20h, foi hora de conferir inicialmente a programação culinária da cidade, é claro. Já de estômago cheio, vamos aos shows.

12 de out. de 2012

Viper - Theatre of Fate


A partir de hoje vou lançar uma nova série aqui no Blog. Resolvi chamá-la de "Álbuns Marcantes", e o objetivo é listar os álbuns que mais me marcaram e que, portanto, considero os melhores trabalhos musicais já feitos, não em ordem hierárquica. Pra começar, portanto, nada melhor do que pode ser considerado um dos melhores, se não o melhor álbum brasileiro de Rock do Brasil, e um dos melhores do mundo. Trata-se de Theatre of Fate, da banda paulista Viper.

7 de out. de 2012

Música nossa de cada dia


A qualidade da música brasileira é algo notável, em todos os estilos. Ultimamente tenho acompanhado algumas bandas nacionais lançando novos trabalhos que vem surpreendendo bastante pela inovação e criatividade. Por isto resolvi reunir algumas das bandas que mais tem se destacado a meu ver. 

28 de set. de 2012

A pior torcida do mundo!


Temos a pior torcida do mundo. A cada dia que passa percebo mais isso. Nos estádios, nas reações pela internet, nos comentários nos bares e festas de família, tudo me leva a crer nisto: que nós brasileiros somos os piores torcedores que existem, tanto pros nossos clubes quanto pra nossa seleção. Deixe-me então explicar porque: simplesmente porque somos exigentes demais com nossos times, numa relação quase patronística. Não podemos ver o time tocando uma bola no meio de campo que já começamos a vaiar. Não podemos ver nosso time, em primeiro lugar no campeonato, jogando bem há várias rodadas se dar ao luxo de perder um simples jogo que já começamos a pegar no pé. Parecemos um bando de meninos mimados e chorões.

18 de set. de 2012

O Fim da Escuridão

Todos os dias ao lermos os noticiários percebemos o quanto nosso mundo vem passando por transformações drásticas, em vários aspectos, político, econômico, físicos, religiosos, etc. Conflitos, crises e escândalos convivendo lado a lado com o progresso material, desenvolvimento científico e outros exemplos de que apesar de tudo avançamos muito e a passos largos em alguns campos. Mas tais avanços não são acompanhados de um progresso moral da humanidade, ou de uma parte dela pelo menos. 

11 de set. de 2012

"Somos todos Vadias"


A Marcha das Vadias é um movimento que tem tomado de assalto várias capitais do Brasil e do mundo e provocado discussões as mais acaloradas, tanto de aprovação quanto reprovação, tanto por parte de homens quanto de mulheres. Muito se fala, pouco se explica. Afinal de contas, alguém sabe o que reivindicam as mulheres que participam desta marcha? Alguém sabe a origem deste movimento, porque ele surgiu, qual sua história? 

21 de ago. de 2012

O sonho do branqueamento persiste

No século XIX, as teorias racialistas chegavam ao Brasil com força total. Em um país dominado pelo choque cultural entre colonos e africanos escravizados, tais teorias eram muito bem recebidas, e as elites intelectuais de nosso país tentavam a partir delas, explicar o "atraso" que viam na ex-colônia brasileira em relação a outras ex-colônias, como a dos Estados Unidos da América, por exemplo. O grande embate era responder a uma simples pergunta: porque os Estados Unidos deram certo, e o Brasil não?A reposta variava entre aspectos climáticos, geográficos e históricos. Mas uma das correntes que mais se destacou era a das explicações raciais. O darwinismo social acabou encontrando ressonância entre os intelectuais brasileiros e fornecendo o arcabouço teórico que permitia explicar o atraso brasileiro a partir da figura do negro. Colocado como último degrau da evolução das espécies, às ditas "raças" negras eram atribuídas uma gama de características negativas. A diferença entre a caracterização do europeu (branco) e do africano (negro) é bastante sintomática desta teoria:

19 de ago. de 2012

Sobre nossas costas

Nas últimas semanas fomos assaltados por uma avalanche de textos, tuites e manifestações de diversos tipos sobre as cotas. Vi-me como no olho do furacão, recebendo bordoadas de todo lado e diversas orientações diferentes, e sem tempo para analisar tudo. Nosso ímpeto ao ler certas coisas é se manifestar, dar nossa opinião, rebater argumentos. Mas no calor do debate, geralmente, nosso olhar fica turvado, e corremos o risco de não conseguirmos argumentar de maneira satisfatória, empobrecendo o debate e ficando sem clareza em nossa argumentação. Por isto depois de passado o redemoinho, depois que as coisas começaram a se acalmar, e depois de ter lido vários textos, artigos, notas, tuites sobre o tema, e ter decantado os mesmos, eis-me aqui para dar o meu pitaco nesta história toda. 

12 de ago. de 2012

Os maiores pais do cinema

Neste dia dos pais resolvi fazer um post especial pra homenagear a todos estes que se dedicam e se esforçam pra educar seus rebentos e garantir que não saiam por aí roubando, se drogando ou compondo música sertaneja. Como um dos tópicos mais abordados em nosso blog é sobre cinema, nada melhor do que reunir aqui os maiores pais que já passaram pelas telonas e que acabaram marcando a história do cinema (e a minha também).

31 de jul. de 2012

Quem ri por último

Uma das maiores polêmicas do futebol diz respeito ao relacionamento entre jogadores, técnicos e dirigentes. Vez ou outra vemos emergir na mídia casos e notícias de jogadores gênios dentro de campo mas indisciplinados fora dele, fazendo ressurgir o debate. Em meio a tais confusões, sempre aparecem turmas diferentes e opostas pra defender um lado e outro. Para alguns o fato do jogador ser bom não justifica sua indisciplina fora de campo, e pregam que o clube tenha razão nestes casos. No outro lado, analistas defendem que se o jogador é bom e está jogando bem, sua vida pessoal não importa.

27 de jul. de 2012

Do Colonial ao Moderno


Conceito corrente nas ciências humanas, a modernidade é como uma áurea que envolve a todos nós. Ideologia concebida desde o início do período industrial, associada ao progresso e ao desenvolvimento, ela passou a ditar os padrões artísticos, econômicos, arquitetônicos, de valores, gostos e muito mais. Hoje em dia dizer que algo é moderno é um elogio sem contra-indicações. Mas ao longo da história tais padrões ditos como modernos foram se modificando bastante, de modo que o que ontem era símbolo da modernidade, aos poucos foi se transformando e sendo associado ao arcaico e ultrapassado, mostrando como os valores e padrões são dinâmicos, e não podem ser absolutizados. 

13 de jul. de 2012

A L I E N - A Origem


Este poderia ser muito bem o nome do novo filme de Ridley Scott. Quando vi pela primeira vez o trailer do filme Prometheus, as comparações com a saga Alien foram inevitáveis.  Afinal, a história de "uma equipe no espaço chega a um planeta desconhecido e encontra inúmeros "ovos" de onde saem estranhas criaturas" dá uma tremenda sensação de "eu já vi esse filme". E com a direção do Ridley Scott então, caso encerrado, definitivamente temos pela frente uma ressurreição da série Alien. Desde a abertura já dá pra perceber isto, pois a logo do filme começa com os dois traços sempre característicos das logos dos filmes Alien. 

9 de jul. de 2012

10 Anos de Tattoo Rock Fest


Chega ao fim um final de semana de muito barulho na capital goiana. Acho que há muito tempo eu não tirava três dias pra conferir um festival de música pesada como esse. Claro que estamos falando do Tattoo Rock Fest, festival que chega a seu 10º ano com vigor pra muito mais ainda. Lembro-me como se fosse ontem da primeira edição, ainda no clube Aseg, em meados de 2002. E agora o festival se consolida como um dos maiores do centro-oeste e do país, tanto pelas tatuagens, estrutura e claro, pelos shows. 

7 de jul. de 2012

A Fantástica Fábrica de Clichês


Tim Burton hoje é um dos diretores mais cultuados de Hollywood. Com algumas dezenas de filmes lançados, o diretor aos poucos foi se firmando por seu estilo sombrio, suas temáticas macabras e seu humor mórbido. Outro fator que chama a atenção nos filmes do diretor são alguns atores, digamos, com presença garantida em seus filmes. Seu protagonista preferido é Johnny Depp, presente em mais da metade de seus longas (ou pelo menos nos mais "comerciais"). Desde Edward Mãos de Tesoura a parceria se repete. Outra que tem presença garantida é a monocromática Helena Borhan Carter, sua esposa. 

23 de jun. de 2012

Chico César no Câmpus UFG

Esta semana foi dia de debates, ideias, música e protestos. Protestos ideológicos, alegres, festivos. Falo de dois eventos que aconteceram no Câmpus da UFG e que marcaram minha semana. O primeiro, o X Simpósio Regional de História da ANPUH (Associação Nacional de História). Na ocasião pude oferecer um Mini-Curso sobre a temática racial em sala de aula, um de meus temas de pesquisa e estudo. Em duas noites discutimos sobre a origem do conceito de raça, o racismo científico do século XIX e a luta de resistência dos movimentos negros em nosso país para combater a marginalização histórica a que foram expostos.

21 de jun. de 2012

O Elogio do Rústico



É fato que hoje as redes sociais dominam as relações na internet. Twitter e Facebook, só pra citar os mais utilizados, dominam as rodas de conversas, sejam informais ou profissionais. E, claro, há também os que são contras tais ferramentas. Um exemplo recente é o texto do jornalista Eugênio Bucci, publicado no site da revista Época, denominado: "Por que nunca entrei no Facebook". No artigo, o jornalista apresenta um argumento um tanto inusitado para tal feito. 

17 de jun. de 2012

Os maiores covers do Rock


Pesquisando algumas músicas, descobri grandes covers inusitados que surpreendem até ao fã mais fanático. Fui reunindo as músicas e resolvi fazer uma coletânea com elas. São quatro CDs onde podemos ouvir todos os tipos de estilos e intercâmbios musicais dos mais variados, desde bandas de Death Metal tocando Bon Jovi, até sucessos de AC/DC e músicas pops em versões rockabilly. Muito legais. Apresento a vocês portanto os quatro CDs que elaborei, com direito a download de cada um:

7 de jun. de 2012

MIIIB


Já pensou se aquele amigo esquisito ou aquela ex-professora estranha da 4ª série fossem alienígenas disfarçados? Pois alguém já! E o resultado desta imaginação chega ao seu terceiro resultado, que já está em cartaz nos cinemas. Quando lançado, o primeiro filme de Homens de Preto (MIB - Men in Black) chamou a atenção pelo visual futurista, a excelente maquiagem, uma história, digamos, pra lá de incomum e a mistura de comédia e ação. Considerado por muitos como um filme "bobo" por seu humor nonsense e às vezes infantil, por outros como um filme quase "cult" por suas pequenas referências e re-interpretação de nosso mundo, o fato é que o filme sempre chamou a atenção.

28 de mai. de 2012

O Poder das Corporações

Entender o mercado e o poder das multinacionais hoje é tarefa difícil. Cada vez mais virtual, fica difícil mensuramos como decisões de empresários afetam nossa vida. Mas o documentário "A Corporação" nos ajuda um pouco. O filme mostra como as grandes corporações mudaram a cara do capitalismo no mundo, e os malefícios que estão trazendo para sociedades no mundo todo. Bem editado e com entrevistas de grandes diretores de empresas, psicólogos, políticos, especialistas, economistas e outros, o filme traça  um retrato do que é uma corporação e como ela age. Sua principal característica é a busca desenfreada por lucro, sem se importar se os meios utilizados para alcançar este lucro prejudicarão as pessoas ou o meio-ambiente. 

20 de mai. de 2012

BNegão no Paralelo Sonoro


Anápolis mostrou ontem que também tem fôlego pra bons festivais. Rolou lá no Jóquei Clube da cidade o Paralelo Sonoro, festival que reuniu muitas bandas bacanas da cidade, da capital goianiense e de outros lugares. A primeira missão da noite foi achar o Jóquei, que fica localizado próximo à BR que vai pra Brasília, numas ruazinhas bem escondidas dali. Depois de muito rodar, perguntar e consultar o GPS, eis que finalmente achamos o tal lugar. E a escolha foi muito boa, lugar amplo, arejado. Os shows rolavam no salão do Jóquei, um lugar que me lembrou bastante o bom e velho DCE da UFG, em que durante muito tempo foi point do metal de Goiânia.

16 de mai. de 2012

Como são brincalhões os Deuses do Futebol


Qual o time goiano está entre a elite do futebol brasileiro? Esta é uma pergunta que tem me intrigado desde o início deste campeonato goiano. E com o resultado final do último domingo, passou a confirmar minhas suspeitas. Para respondê-la, precisamos analisar uma série de fatores a respeito dos times goianos. À primeira vista, parece uma resposta fácil. Afinal, se analisarmos os dados objetivamente, o Atlético-GO é o time que está na primeira divisão do campeonato Brasileiro, liga esportiva mais importante de nosso país. Portanto, seria fácil dizer que ele é o time goiano mais importante da atualidade. Mas então porque esta "superioridade" não se refletiu no goianão?

13 de mai. de 2012

Canastra (RJ) no Metrópolis

De volta à Goiânia os cariocas do Canastra mostraram porque são uma das bandas mais divertidas do rock setentista no Brasil. Os caras já são clientes vip do cenário goianiense, e desta vez o show foi no Metrópolis, tradicional casa de shows da capital goiana. Noite fria, público lotando o local, nada melhor do que dois dedos de conhaque pra aquecer. Esta e muitas outras músicas puderam ser conferidas. A sonoridade da banda ao vivo é muito mais legal e cada música bota todo mundo pra dançar e pular no salão. O visual retrô dos caras é bacana: bigodes, baixo-acústico, costeletas e músicas com temas que evocam os anos 70 e 80 fecham a festa.

30 de abr. de 2012

Os Vingadores


Eis que o filme mais aguardado do ano estreou esta semana. E claro está arrastando multidões aos cinemas. Quase não consegui ingressos de última hora, e as filas enormes mostravam que as pessoas realmente queriam vê-los em ação. Mas graças aos serviços de compras on-line, consegui meus ingressos de forma rápida, prática e o melhor, sem enfrentar filas. Viva a tecnologia! E por falar em tecnologia, isto com certeza não faltou a este filme. Em primeiro lugar a tecnologia 3D, que dá um tom mais realista a tudo. Em segundo lugar, a tecnologia dos efeitos especiais, que são impressionantes como sempre. Em terceiro lugar, a tecnologia do Homem de Ferro. O cara se supera a cada dia!

29 de abr. de 2012

BNegão e a Música Preta Brasileira


BNegão está com disco novo no pedaço. O cara das mil faces parece ter evoluído bastante, mas sem deixar suas raízes de lado. Pra quem não sabe, BNegão comandava, ao lado de Marcelo D2, os microfones do Planet Hemp, dando uma cara mais hip-hop à banda com seu estilo inconfundível. Após o fim da banda, BNegão montou seu projeto solo, intitulado BNegão & Os Seletores de Frequência, que lançaram seu primeiro álbum em 2003, intitulado Enxugando Gelo, pra mim um dos melhores álbuns de música brasileira deste país.

27 de abr. de 2012

Cotas pra que te quero

Esta semana o assunto das Cotas para negros voltou à bola da vez. O motivo foi a votação entre os juízes do Supremo Tribunal Federal a respeito da constitucionalidade ou não da adoção de Cotas para negros, índios e estudantes de escola pública. Fosse outro grupo envolvido, nem precisaríamos discutir se a lei é constitucional ou não. Mas como é para minorias, há que se discutir. O temor maior neste caso, dizem os contrários, é que tal medida feriria o princípio de igualdade explícito na constituição.

24 de abr. de 2012

Esquerda ou Direita


É cada vez mais difícil hoje em dia definir politicamente quem é de direita ou de esquerda, principalmente no Brasil. Após a queda do socialismo no mundo, regime que sempre ficou caracterizado como de esquerda em oposição aos capitalistas, considerados de direita, muitos passaram a afirmar que não existe mais esquerda ou direita. Vejo que os limites entre ambos talvez não estejam tão claros quanto no momento da Guerra Fria, em que as posições estavam bem demarcadas (os comunistas eram de esquerda e os capitalistas de direita), mas mesmo assim tais termos ainda fazem bastante sentido.

15 de abr. de 2012

Zeca Baleiro e o Disco do Ano


Zeca Baleiro tem muitas facetas, e acaba de lançar mais uma delas. Sempre com um tom irônico, Zeca agora brinca com o sucesso repentino de certos artistas. Com seu mais recente disco, intitulado "O Disco do Ano", Zeca proclama: "Mamãe, fiz o disco do ano, só falta que a Folha de São Paulo comece a incensá-lo, dizer que eu sou o cara, ou então que os rapazes da Veja me chamem pruma cerveja". O refrão diz tudo, a crítica ao sucesso muitas vezes vazio, apenas construído pela mídia é claro.

9 de abr. de 2012

Foo Fighters no Lollapalooza Brasil

Mais um grande festival chega ao Brasil. Agora foi a vez do Lollapalooza, festival criado na década de 90 por Perry Farrel (da banda Janes Addiction) e que recentemente tornou-se um dos maiores festivais do mundo em matéria de rock'n roll. Pois lá fomos nós então conferir o que de melhor iria rolar. Claro que a presença do Foo Fighters me animou bastante a conferir o festival, haja visto que o casting de bandas do festival foi, digamos, um tanto modesto perto da banda de Dave Grohl e companhia. Pode-se dizer que o Foo Fighters literalmente carrega este festival nas costas, já que o enorme sucesso de público do primeiro dia deve-se totalmente à presença deles.

29 de mar. de 2012

Criolo em Goiânia


A volta do projeto "Música no Campus" da UFG este ano veio com tudo. O grande nome da vez foi Criolo, cantor considerado grande revelação e que estourou no ano passado em todo o Brasil, ganhando inclusive muitos prêmios importantes no cenário nacional. Partindo do hip-hop, Criolo soube ampliar suas influências musicais e abranger vários ritmos e sons diferentes, e tudo isto resultou num show diversificado e uma explosão sonora. Com lotação máxima, Criolo se demonstrou altamente empolgado, pulando, dançando e gritando o tempo todo, o que contagiou ainda mais o grande público presente.

25 de mar. de 2012

Os Demônios de Loudun

"É difícil encontrar um escritor da Idade Média ou da Renascença que não tenha como certo que a maioria dos membros que compõem o clero, do mais poderoso prelado ao mais humilde frade, é profundamente libertina". Esta é uma das frases mais impactantes proferidas por Aldous Huxley em seu livro "Os Demônios de Loudun", escrito em 1952. Famoso pelo clássico Admirável Mundo Novo, considerada sua obra-prima, o escritor também se dedicava à história, como é o caso desta obra em questão.

17 de mar. de 2012

Pela Valorização do Professor



A greve da educação é um sintoma do péssimo tratamento que o governo dá ao tema Educação em nosso estado. É fácil perceber isto quando vemos a situação de certas escolas por aqui. Má conservação, equipamentos sucateados, e pra piorar, uma total ausência de valorização de seus profissionais. Salários baixos, que fazem com que os professores tenham que acumular dois, três períodos para complementar e conseguir uma boa renda. E pra piorar, o governo de Goiás ainda aprova uma lei que praticamente acaba com as gratificações pra quem tem mestrado e doutorado, desincentivando mais ainda o professor a continuar estudando e se aperfeiçoando.

11 de mar. de 2012

Nasi em Goiânia


Este ano o DCE da UFG recebeu seus calouros em grande estilo. A tradicional Calourada da UFG, realizada ontem no Centro de Cultura e Eventos, que fica no Campus II da universidade trouxe um dos grandes nomes do rock nacional: Nasi, que pra quem não conhece (será que isso é possível?) foi responsável por uma das melhores bandas de rock dos anos 80, o IRA!

3 de mar. de 2012

O Direito à Preguiça


A sociedade moderna se cobre de mitos para controlar a ideologia das massas. Um deles é o mito do trabalho. Desde pequeno somos educados para valorizar o trabalho, sempre ouvimos frases como "O trabalho dignifica o homem". Assim, numa época em que a revolução tecnológica, ao invés de gerar empregos como a revolução industrial o fez, gera o desemprego, substituindo milhares de trabalhadores por máquinas, fica difícil conciliar a necessidade do trabalho com a realidade. Nas campanhas presidenciais, as principais promessas geram em torno do emprego, que é a principal reivindicação da população em geral.

25 de fev. de 2012

Soulfly em Goiânia


Ontem foi mais uma noite histórica na capital goiana. Isto porque tivemos a oportunidade de receber uma das maiores lendas do metal nacional. Estamos falando de Max Cavalera um dos responsáveis pela criação da maior banda de thrash metal que já existiu neste país, o Sepultura. Ele veio com sua "nova" banda, que montou logo depois da confusão com o irmão Igor que o obrigou a deixar o Sepultura. Ele então foi viver nos EUA a por lá montou o Soulfly, que mantinha a pegada Sepultura e acrescentava muito de ritmos de percussão, que sempre foi uma das marcas do Sepultura.

20 de fev. de 2012

Mídia a Serviço do Poder


É inegável o poder que a mídia exerce sobre a população nos dias de hoje. Refiro-me aos veículos da grande massa, em especial as emissoras de TV aberta, revistas informativas e jornais. Com uma super estrutura, estes veículos conseguem atingir boa parte de nossa população, que absorve tudo o que é transmitido. Devido à falta de censo crítico deste grande mercado consumidor, a mídia acaba se tornando uma forma de manipulação da opinião pública, transmitindo as ideologias dos grupos dominantes de nosso país.

11 de fev. de 2012

O Retorno dos Jedi


Não cresci assistindo Star Wars, apesar de ser da minha época. Portanto não fui um idólatra da série como a maioria da geração que nasceu nos anos 80. Mas soube reconhecer seu valor depois de grande. Fui conhecer realmente a série no lançamento dos novos episódios. Vi os três novos episódios no cinema e desde então passei a pesquisar tudo o que se relacionasse com a série. Como não poderia deixar de ser, a história dos Jedis e sua luta política me fascinou, e passei a me considerar então um maníaco por Star Wars.

9 de fev. de 2012

Heresia ou liberdade de pensamento?



Nossos tempos são marcados pela liberdade. Diz-se que todos tem o direito de falar e fazer o que bem entender, mas na prática sabemos que não é bem assim. O fato de podermos agir conforme nos parece correto não implica em ser bem aceito pela sociedade. E quando esta liberdade entra no âmbito religioso, a situação se complica ainda mais. O fantasma do catolicismo ainda assusta a todos. Outras religiões, especialmente no Brasil (maior país católico do mundo), não são vistas com bons olhos. Isso intimida nosso povo e faz com que muitos que não tem crença alguma acabem se dizendo católicos, apenas para ser aceitos. A soberania da igreja não é mais contestada nos dias de hoje. Mas nem sempre foi assim.

7 de fev. de 2012

Os Maiores Hinos do Rock

Hoje fiz um projeto ousado. Tentei criar uma coletânea com os maiores hinos do rock'n roll mundial. A ideia não era colocar as músicas que fizeram mais sucesso, nem as que venderam mais discos. A ideia era simplesmente colocar músicas que eu acho fodas, daquelas que você acaba de ouvir e dá vontade de ouvir de novo, e sem parar. Nada de músicas óbvias. Já tinha algumas na cabeça e fui navegando por minha biblioteca de músicas a procura de outras. Quando terminei de selecionar, haviam nada menos do que 92 músicas na pasta. É música pra mais de metro. Cortando uma aqui, selecionando outra ali, cheguei no número de 80 músicas, divididas em 05 álbuns com 16 cada, cada um com características diferentes. Estou disponibilizando aqui os álbuns pra baixar, além de uma pequena resenha de cada um. Espero que gostem.

2 de fev. de 2012

As Religiões Afro-Brasileiras e a TV

Hoje é um dia importante para as religiões afro-brasileiras. O Dia de Iemanjá que tradicionalmente é comemorado na data de hoje, dia 02 de fevereiro. O Orixá africano, cultuado nas religiões afro-brasileiras como o Candomblé e a Umbanda, está vinculada aos oceanos e mares, por isto é comum vários fiéis levarem oferendas a ela e jogarem no mar. Este dia, reconhecido hoje não só por aqueles que cultuam este Orixá, mas consolidado no imaginário do povo brasileiro já é uma conquista diante das perseguições e opressões que sempre sofreram os membros destas religiões.

27 de jan. de 2012

Os Horrores da Guerra

Filmes de guerra temos aos montes, com vários enfoques e estilos imaginados. Por isto qualquer um que se dedique a fazer um filme com esta temática hoje deve ter o cuidado de trazer algo novo e diferente. E é isto o que faz Spielberg neste "Cavalo de Guerra". O filme se passa durante a primeira guerra mundial, e traz como protagonista um cavalo. Isto mesmo, um cavalo, desde o seu nascimento em uma fazenda no interior da Inglaterra até chegar às arenas de batalhas, o filme passa por vários climas diferentes para mostrar a vida deste animal, e utiliza a primeira guerra mundial como pano de fundo. Desde seu nascimento, o cavalo Joey e o jovem Albert iniciam uma estranha relação de amizade que os levará por uma jornada nunca antes imaginada. Ao precisar de dinheiro, o pai de Albert vende o cavalo para as tropas inglesas, separando-os.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...