Nos últimos anos temos acompanhado cada vez mais campanhas a favor de uma intervenção militar em nosso país. Desde os protestos de junho de 2013, a cada manifestação popular víamos faixas e camisetas pedindo intervenção, o que acabava sempre dividindo opiniões e gerando críticas de todos os lados. O mais recente episódio foi na greve dos caminhoneiros de junho de 2018, em que pôde-se ver um aumento considerável no número destas faixas e cartazes pedindo intervenção em meio aos grevistas. A complexidade que envolve estes discursos torna bastante difícil fazer qualquer análise dos mesmos, mas temos visto algumas tentativas de interpretar e dar sentido a estas solicitações.
30 de jun. de 2018
26 de jun. de 2018
Copa, Neymar e Memes: o papel das redes sociais na construção das narrativas
A Copa do mundo é com certeza um dos eventos esportivos mais visados do mundo. A competição atrai os olhares do mundo todo, até de países que normalmente não tem tanta tradição assim no esporte. É a época em que a imprensa de todo o mundo atrai seus olhares para este esporte na busca pela melhor informação. Até alguns anos atrás, estávamos acostumados a ver a TV e as grandes corporações de mídias pautarem os debates em um evento como este e serem responsáveis por dar a palavra final na construção das principais narrativas e discursos que seriam lembrados pela história. Mas, desde a Copa de 2014, um novo personagem entrou em cena: as redes sociais. Estas foram responsáveis pela irrupção de novas narrativas e pela quebra da hegemonia da grande imprensa. E isto afetou o modo como nos relacionamos com os grande eventos e, principalmente, afetou a forma como os próprios jogadores são afetados pelas notícias.
2 de jun. de 2018
Heavens Guardian e a festa do Metal Goiano
Foi em meados de 1998 que tive a oportunidade de assistir meu primeiro show de Metal em Goiânia. Lembro que há pouco tempo havia conhecido o estilo, através de fitas cassetes piratas do Metallica e Iron Maiden, ouvidas à exaustão naqueles walkmans coloridos vendidos pelos camelódromos da vida. Naquela época eu e alguns amigos havíamos ouvido falar de shows do estilo que aconteciam na sede estudantil do Diretório Central dos Estudantes (D.C.E.) da UFG, localizado na Praça Universitária, com bandas locais de heavy metal e resolvemos conferir um destes shows. Entre as bandas havia uma que se destacava e da qual já ouvíamos falar há algum tempo: uma tal de Heavens Guardian. No primeiro show a impressão não foi das melhores: local tosco e som ruim. Com o tempo nos acostumamaríamos, e até veríamos shows melhores. Mas de fato a banda que fechava o evento merecia a fama até ali adquirida: a Heavens Guardian realmente tinha algo de diferente. Seria o início de uma longa carreira (pra eles e pra nós, como headbangers).
1 de jun. de 2018
A Greve dos Caminhoneiros e a implosão das ideologias políticas
A recente Greve dos Caminhoneiros iniciada no dia 21 de Maio levantou diversos debates na sociedade brasileira, e serviu para colocar em cheque grande parte das ideologias políticas, tanto da esquerda quanto da direita brasileira. Os inúmeros elementos sociais e políticos presentes neste movimento foram capazes de colocar em choque vários personagens políticos, e expôs a fragilidade das análises polarizadas que vinham predominando no país desde as manifestações de junho de 2013. A seguir fazemos um levantamento das principais divergências e mostramos porque esta Greve teve a capacidade de demonstrar como a realidade vai além de toda e qualquer tentativa de dicotomização.
Assinar:
Postagens (Atom)