É inegável que o movimento de igrejas neopentecostais cresce a cada dia. Também, hoje se configura como um dos ramos de negócios mais lucrativos do mercado. Basta dar uma olhada para os luxuosos templos por eles erguidos, e para a vida que levam seus pastores, andando sempre em carros do ano e construindo mansões particulares. Só em minha cidade já são centenas de templos, desde os mais simples "porta de bar" até os mais grandiosos e luxuosos, com lugares para milhares de pessoas. E tudo isto é mantido com o dinheiro suado que arrecadam de pessoas simples e ingênuas, que acreditam piamente que, contribuindo com a igreja, estão contribuindo com deus, e assim garantindo uma futura prosperidade para si próprios.
23 de jun. de 2011
20 de jun. de 2011
Manu Chao no XIII FICA
Neste final de semana teve palco na cidade de Goiás o XIII FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, que tem por objetivo reunir cineastas que tenham por preocupação as questões ambientais, numa forma de conscientizar e despertar a sociedade para a importância da temática, cada vez mais em voga nos dias atuais. Além da parte fílmica, já é tradição no FICA a parte cultural com apresentação de diversos grupos de Goiás e outros estados, assim como os shows oficiais, sempre com grandes nomes da música nacional.
14 de jun. de 2011
Irracionalismo Religioso
É nos momentos de maior tensão e crise social que o irracionalismo religioso surge em meio a nós. Foi assim na época de Cristo, quando os Hebreus crucificaram aquele que ousava contestar a religião farisaica dominante; foi assim durante a Idade Média, quando a Igreja Católica Romana perseguia todos aqueles que se opunham às suas idéias, queimando e enforcando-os com gosto; foi assim na Alemanha nazista, que apesar de não ter assumido um cunho notadamente religioso, apresentou traços de um fanatismo do mesmo nível, que não poupou judeus e outros grupos étnico-religiosos; e é assim hoje em dia em países do Oriente Médio, mergulhados em um confronto político-econômico com um fundo étnico-religioso.
6 de jun. de 2011
O Procurado
Wanted é um arrasa-quarteirão pós-matrix. Ou seja, um filme que nem podemos dizer que seja mentiroso. Pois a onda agora não é brincar com a possibilidade de fazer carros voarem ou brucutus reinventarem o modo de matar 10 bandidos de uma vez a cada cena, como fazem os Bruce Willis, Tom Cruises, 007's e, mais recentemente, Jason Stathans da vida. A nova onda agora dos filmes filosófico-teológico-pós-modernos-apocalípticos-de-ação é reinventar a realidade para que tudo isto seja não só possível, como completamente crível.
Assinar:
Postagens (Atom)