28 de set. de 2012

A pior torcida do mundo!


Temos a pior torcida do mundo. A cada dia que passa percebo mais isso. Nos estádios, nas reações pela internet, nos comentários nos bares e festas de família, tudo me leva a crer nisto: que nós brasileiros somos os piores torcedores que existem, tanto pros nossos clubes quanto pra nossa seleção. Deixe-me então explicar porque: simplesmente porque somos exigentes demais com nossos times, numa relação quase patronística. Não podemos ver o time tocando uma bola no meio de campo que já começamos a vaiar. Não podemos ver nosso time, em primeiro lugar no campeonato, jogando bem há várias rodadas se dar ao luxo de perder um simples jogo que já começamos a pegar no pé. Parecemos um bando de meninos mimados e chorões.



E os exemplos abundam em casos recentes. Pra começar, aconteceu com o melhor time do campeonato brasileiro até aqui. O Fluminense, primeiro colocado, melhor campanha, artilheiro da competição e o escambal a quatro, jogando bem e arrebentando a cada jogo. Em uma rodada recente, o time empacou e acabou levando 2 gols do lanterna do campeonato, pior campanha, pior ataque, pior tudo, o Atlético-GO. Tudo bem que perder para o lanterna em casa não é lá a melhor coisa do mundo, mas o time merecia um crédito de confiança pela campanha. Mas ao invés de aplaudir e apoiar o time, o que parte da torcida fez? Isto mesmo, vaiou os jogadores. Vaiaram o líder do campeonato. É inacreditável. 


Com o Santos e o Neymar o caso é parecido. Todos sabemos muito bem quem é o melhor jogador do futebol brasileiro atualmente, e quiçá segundo melhor do mundo. É entrar em campo e o cara é garantia de gols, passes e belos lances. Tanto é que o Santos tem dois times no campeonato: um com Neymar e um sem Neymar. Mesmo assim a torcida não se cansa de vaiar o cara, mesmo quando ele joga bem e faz gols. 


No caso da seleção brasileira, o caso é pior ainda. Em primeiro lugar, parece haver um complô generalizado contra o técnico da seleção, seja ele quem for. E isto não é de hoje. Lembro-me da primeira copa que eu vi, em 94, em que o Parreira foi duramente criticado antes, durante, e só cessaram quando o cara trouxe o caneco. Podemos dividir os técnicos da seleção entre os que ganharam a copa do mundo e os que não ganharam, estes sendo totalmente execrados pelo público, mídia e pelos Galvão Buenos da vida. Tais coisas já geraram momentos únicos na história do futebol brasileiro, como o "Vão ter que me engolir" do Zagallo, e o momento "Um dia de Fúria" na coletiva de imprensa do Dunga. 



Descrédito, críticas, vaias, mesmo quando o time joga relativamente bem são comuns, e acho que fazem todo técnico pensar milhares de vezes antes de querer aceitar o cargo. É o caso de Felipão, que já se recusou a voltar à seleção, mesmo tendo saido vitorioso com a conquista de um título mundial. Assim é a nossa torcida, com milhões de técnicos de plantão que acham que saberiam escalar melhor a seleção do que o atual técnico. É o que vive atualmente o técnico Mano Menezes. Mesmo que os números sejam favoráveis em números de vitórias, tendo chegado a uma final de olimpíadas e conseguido fazer uma renovação da seleção que todos queriam, o time não pode sequer empatar que tá lá a torcida vaiando, gritando Felipão, burro e coisas do tipo, como se a obrigação do espetáculo, da goleada e do jogo fácil fosse inerente à camisa amarela da seleção. 


A verdade é que quando se fala de seleção brasileira, não sabemos perder, não sabemos sequer vê-la jogando atrás, segurando resultado, chutando bola pro mato, nada disso. Só o que importa, mesmo com o time ganhando de 3, 4 gols é ir pra cima e fazer gols. E bonitos ainda por cima. Fomos mal acostumados pelas gerações anteriores, e não aceitamos menos do que a vitória. E com espetáculo. Nossa torcida não torce, ela apenas cobra. Não somos torcedores, somos patrões que acham que a seleção está a nosso serviço, e nos revoltamos quando ela não corresponde a isto. Enquanto não aprendermos que o jogo é diversão, é emoção, e que perder faz parte, não seremos torcedores de verdade. E pelo visto isto vai demorar pra acontecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...