4 de out. de 2011

Rock, piadas e cinema


Jack Black é mesmo um cara estranho. Famoso pelos seus filmes de comédia e seus personagens geralmente insanos. O que pouca gente sabe é que JB é um roqueiro assumido, e possui até mesmo uma banda do estilo. Bom, se é que se pode chamar aquilo de banda. Afinal de contas, possui apenas dois integrantes oficialmente, o guitarrista Kyle Gass e o próprio Jack Black. E se alguém perguntar qual o estilo da banda, bom, taí algo difícil de definir. Ao ouvir seu primeiro álbum, por exemplo, o que temos é um conjunto de riffs, a maioria tocados num violão, aliados ao vocal, digamos, "épico" de Jack Black, no melhor estilo Dio, se é que me entende. Músicas curtas, muitas vinhetas, piadas non-sense aqui e ali e nada mais.



Outras características da banda são o fato de se acharem a melhor banda de Rock do mundo, e de estarem sempre atrás da canção perfeita, achando que a encontraram a cada nova composição, além é claro de JB dizer nove palavrões a cada cinco palavras. Em 2006 todas estas características puderam ser conferidas em dose máxima, quando Jack Black resolveu unir suas duas paixões: cinema e rock, lançando o filme Tenacious D - The Pick of Destiny, que em português recebeu o sub-título de Uma Dupla Infernal. Este não é o primeiro filme sobre Rock que Jack Black faz. Em Escola de Rock ele faz o papel de um roqueiro frustrado, que após ser expulso de sua banda, tem a oportunidade de se fazer passar por um amigo professor, fazendo uma substituição em uma das escolas mais conceituadas da cidade. Sem ter o que ensinar, ele resolve montar sua nova banda de Rock utilizando os alunos. Com uma ótima trilha sonora com grandes clássicos do Rock, como The Doors, Led Zeppelin e Ramones, além das músicas próprias cantadas por JB, altamente influenciadas por AC/DC.


Já o filme Tenacious D conta a história da banda de uma forma, digamos, pouco usual, com Jack Black e Kyle Gass interpretando a si próprios. A primeira cena do filme é absolutamente hilária, e mostra um jantar de família tradicional, quando de repente chega um garoto com uma guitarra e começa a cantar um Rock cheio de palavrões no meio da cozinha. Após o pai brigar com o garoto e colocá-lo de castigo, o jovem faz uma oração para Dio, que faz uma sentença: o jovem deverá fugir da repressão dos pais e ir para Hollywood, onde encontrará seu parceiro ideal, e juntos farão sucesso como uma banda de Rock. JB então conhece KG, e assim começa a história da banda Tenacious D. O mais engraçado é como escolhem o nome do grupo, que vem de duas marcas de nascença que ambos tem em suas nádegas: JB tem uma marca escrito "Tenac", e KG tem escrito "icious D". Assim surge Tenacious D. O problema é que eles não tem uma música perfeita para que possam se tornar os mestres do Rock e do Metal. Então eles descobrem algo fantástico: que todos os grandes mestres do Rock mundial usavam uma mesma palheta. Descobrem então o segredo da Palheta do Destino (The Pick of Destiny), e partem em busca de conseguir a mesma e assim se tornarem grandes astros do Rock.


Não é preciso dizer que ai começam todas as confusões. Cenas hilárias como a de JB alucinando que está em uma floresta encantada após comer uns cogumelos selvagens, ou a história do surgimento da palheta, que segundo o funcionário de uma loja de discos seria o dente do próprio demônio. Aliás outro ponto forte do filme são as participações especiais. Ben Stiller está hilário como o roqueiro funcionário da loja de discos; Tim Robbins como o lunático manco que tenta roubar a palheta deles, e destaque especial para o cantor Dave Grohl no papel do diabo, além da participação de Ronnie James Dio, no papel dele mesmo, é claro. A trilha sonora também é excelente, no melhor estilo Tenacious D. Se em Escola de Rock a influência principal era AC/DC, aqui temos um Hard Rock épico bem no estilo Ronnie James Dio, com histórias de bruxos e demônios medievais. Não poderiam faltar é claro as piadas non-senses de JB, sempre satirizando o universo roqueiro, como a associação do rock ao demônio, o uso de drogas, a rebeldia contra os valores familiares e etc, mostrados ao mesmo tempo de uma forma crítica e irônica. Enfim, um filme divertido e engraçado, com boas doses do bom e velho Rock'N Roll.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...