10 de jan. de 2011

Melhores Filmes de 2010

Bom, andei revendo a lista de filmes que vi neste último ano, e resolvi então fazer uma lista com os 10 melhores filmes que eu vi no ano de 2010. Como não vi muitos filmes, então a lista ficou, digamos, muito "blockbuster", mas enfim, prometo me esforçar mais em 2011. Considerei apenas filmes mais recentes, de 2008 pra cá. Vamos à lista então:

1 - A Origem
Christopher Nolan nos brinda com o que talvez seja um clássico do cinema de ficção desde Matrix. Só que desta vez o foco são os sonhos. Efeitos especiais devastadores, um enredo misterioso e original, ótimas atuações, especialmente de DiCaprio inspirado como sempre e ação, muita ação, é tudo o que encontramos aqui. Um filme para ficar na memória e na história.





2 - A Rede Social
A história do criador do Facebook e mais jovem bilionário Mark Zuckerberg ganhou o mundo e David Fincher soube fazer dela este grande filme. Rápido, dinâmico, Fincher soube utilizar bem seu estilo e o que temos aqui é uma narrativa não-linear, que mistura flashes de passado e futuro sem aviso prévio, sem que isso confunda o espectador. Além disto o filme tem um ótimo elenco de jovens atores, capitaneados por Jesse Eisenberg e uma trilha sonora típica dos filmes de Fincher.




3 - O Menino do Pijama Listrado
O holocausto e os fatos que envolvem o extermínio de pessoas durante a segunda guerra é algo sempre difícil de ser recontado. Apesar de muitos filmes já terem o feito, sempre nos colocamos diante do desafio de recontar histórias que se passam neste período, rodeadas de uma áurea de horror. E aqui nos vemos mais uma vez diante deste desafio. Desta vez, a tragédia é vista sob os olhos de uma criança, e aos poucos vamos percebendo como a infância pode sobreviver diante de fatos tão absurdos? A ingenuidade e cumplicidade de um garoto em contraponto ao horror da situação desembocam numa história bela, triste e trágica, com um desfecho de arrepiar.

4 - Zumbilândia
Filmes de Zumbis já temos aos milhares por ai. Mas não como este. Zumbilândia é daqueles filmes que transcendem o senso comum, e a partir de uma história já contada mil vezes, consegue ainda nos surpreender. Um filme de comédia sobre uma situação absolutamente insana. Sim, o mundo foi invadido por uma estranha praga que transforma todos que são mordidos em zumbis, e os poucos humanos que restaram só querem... viver e tentar se divertir um pouco. Zumbilândia tem cenas épicas, uma introdução matadora, uma narrativa bem construida e um protagonista bastante carismático, além de uma participação pra lá de estranha de Bill Murray, interpretando... ele mesmo. Um filme descompromissado mas que consegue agradar mesmo aos que não são fãs de filmes de zumbis.

5  - A Ilha do Medo
Aparentemente um filme de terror, aos poucos A Ilha do Medo vai se transformando num thriller psicológico genial, e coloca nossa credulidade à prova. Mais uma vez DiCaprio, desta vez auxiliado por Mark Ruffalo, nos brindam com excelentes atuações, e Scorcese consegue através deste filme testar nossa capacidade de distinguir e encontrar a verdade dos fatos. Este filme penetra fundo na loucura e no psiquismo humanos, num dos melhores enredos de suspense dos últimos anos. 



6 - Megamente
Há tempos o universo das animações nos brindam com excelentes produções, tanto em matéria de história quanto pela riqueza de seus personagens. E Megamente não é diferente. Inicialmente uma paródia dos filmes de super heróis, mais especificamente do Super Man, mas onde o protagonista não é o herói, e sim o vilão do filme. Mas o enredo do filme vai além da noção de bem contra o mal, surpreendendo e mostrando que este dualismo proposto na maior parte dos filmes do gênero é uma forma muito superficial de enxergar as coisas.





7 - Chico Xavier
A vida do maior médium espírita brasileiro se desvenda diante de nossos olhos nesta grande produção. O filme tem cenas muito engraçadas, como a parte em que ele conta de seu "quase" acidente de avião, cenas dramáticas e outras belas passagens, com uma mensagem de desapego e amor ao próximo, praticados por este homem que dedicou sua vida toda a ajudar às pessoas. Casos de curas, de mensagens dos espíritos que influenciaram na vida de pessoas, e até o caso de um julgamento em que uma carta psicografada foi aceita como prova para inocentar um garoto acusado de cometer um crime são mostrados diante de nós, e passamos assim a conhecer um pouco mais deste homem que foi e sempre será um símbolo religioso de nosso país.

8 - Os Mercenários
Stallone está de volta. E não está sozinho. Desta vez ele trouxe um time de atores junto: o novo queridinho dos filmes de ação Jason Stathan, o candidato a novo Bruce Lee Jet Li, o eterno soldado universal Dolph Lungdren e o pai do Chris Terry Crew formam um grupo de soldados mercenários que ajudam a derrubar governos e resgatar presos políticos. O filme conta ainda com a participação de nada mais nada menos que Bruce Willis, Mickey Rourke e uma pontinha de Arnold Schwarzenegger, numa das cenas mais divertidas do filme. Com um time destes reunidos, não poderíamos esperar nada menos do que tiros, explosões, lutas, ou seja, muita, mas muita ação. E o filme cumpre o que promete!



9 - Nosso Lar
No cinema nacional, os filmes com temáticas espíritas dominaram o ano. Primeiramente com Chico Xavier, e depois com este belíssimo Nosso Lar, baseado na obra do mesmo autor. Longe de querer evangelizar ou passar ensinamentos sobre o espiritismo, o filme se limita a mostrar a visão espírita sobre a vida pós-morte, através da história de André, um homem que desencarna e se vê diante de um novo desafio: compreender que a vida vai além do mundo terreno. O filme é leve, muito bem produzido e com bons atores, e por tudo isto merece estar nesta lista.


Adicionar legenda
10 - 2019: O Ano da Extinção
Filmes de vampiros temos aos milhares. Mas parece que ultimamente eles estão se tornando apenas pano de fundo para romances adolescentes. Não é o que acontece nesse Daybreakers, filme que segue a linha dos vampiros hi-tech, como Blade e Anjos da Noite. Em um planeta dominado pelos vampiros, os poucos humanos que restam buscam, além de se manterem vivos, uma forma de fazer com que o mundo volte a ser como era antes. Sangue e muita ação são a fórmula para o filme, com um enredo envolvente e história interessante. 


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...